»
MENU

BIO AGENDA e MATÉRIAS PROJETOS IMAGENS E CANÇÕES RIDER DE PALCO DOWNLOADS CONTATO

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BIO

"Preservar os Saberes da Cultura Popular Paraense Unindo Linguagens"


O soM que vem do barro; com os fragmentos da iconografia Marajoara, tapajônica e rupestre; os ritmos regionais e os experimentos sonoros são os elementos que montam estética e sonora o carimbó coBra coral.


Interagindo as olarias do Paracuri e as raízes do carimbó de Icoaraci num processo de construção em um novo conceito de artesanato e música, ligando esses universos populares através de uma peça cerâmico-percussiva tornando-os o primeiro regional de musica popular a tocar em instrumentos de cerâmica no estado. Que usa também de banjo amazônico, flautas artesanais, contra baixo, pau elétrico e bateria. Dosando as medidas sonoras da cultura popular de raiz e a multiplicidade de influências contemporâneas globais em composições autorais e letras que retratam os sentimentos e as relações do mundo com visões particulares da nossa terra.

Origem muSical

No Pará temos uma sonoridade ainda pouco conhecida no mundo, ritmos que por nossa geografia foram absorvidos de influências caribenhas e brasileiras. Criando um misto de batuque-merengue-samba-salsa... Identificados na forma de dançar, tocar e sentir. Perfumes musicais de uma simplicidade única, mas, que só aqui consegue exalar toda sua fragrância. Uma música mista criada por uma raça sem cor imperial, vinda das conversas, encontros, amores e famílias formadas nos campos e matas da nossa terra. Dentro do processo da cultura popular que naturalmente foi transmutando-se dando a forma que hoje conhecemos.



Idealizado em 2004, com o objetivo de fazer uma música baseada nas pesquisas sobre os ritmos regionais amazônicos, percebendo as especificidades que cada gênero contém e os seus diferentes sotaques dentro deles existentes. Mostrando o resultado desses estudos e vivencias em composições autorais e nas versões feita pelo regional em músicas de compositores que consideram de grande importância na nossa cultura popular, preservando as raízes rítmicas dessas canções, onde a maior riqueza está na simplicidade. 

Mostrando também a importância histórica e cultural dos instrumentos, como é o caso do “banjo amazônico”, as flautas regionais (de imbaúba do carimbó), os curimbós e o pau elétrico, esse ultimo citado, é uma das primeiras versões da guitarra elétrica
no mundo e autenticamente brasileiro.
Todos os músicos residem da vila de Icoaraci – Pará, um lugar que tradicionalmente tem uma importância significativa dentro do nosso estado, por ser um grande pólo turístico e cultural com suas belezas naturais e arte popular que tem a cerâmica marajoara, teatro, dança e música como nossas maiores riquezas.





carimbó coBra coral - RETUMBÃO
faça o dowonload aqui


Fotos: Mariza Miranda
video: Taiane

0 comentários: