»
MENU

BIO AGENDA e MATÉRIAS PROJETOS IMAGENS E CANÇÕES RIDER DE PALCO DOWNLOADS CONTATO

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PROJETOS

Flautas Artesanais de Carimbó

Justificativa


O carimbó é o ritmo de maior expressão da identidade amazônica. Apesar de sua importância para nossa cultura esse ritmo de origem caboclo ainda não possui um acervo de pesquisa histórica e estudo disponível sobre sua estrutura instrumental. Principalmente quando se trata de instrumentos de sopro usados nos conjuntos de carimbó.

A criatividade dos primeiros mestres de flautas de carimbó impulsionada pela carência dos instrumentos musicais, fizeram com que eles adaptassem materiais e criassem um sistema de metodologia, formas, técnicas totalmente diferente dos ensinados nas escolas de música. Baseado nesse foco fiz essa pesquisa/estudo divulgando esse trabalho impar dos mestres de flautas de carimbó.



__________________________________________________




Cerâmica Percussiva




O projeto “Cerâmica Percussiva”, idealizado em 2007, tem como objetivo criar instrumentos percussivos em barro, valendo-se das técnicas de confecção dos oleiros-artesãos de Icoaraci, adornado com temas marajoaras e tapajônicas. Além de criar instalações artísticas interativas utilizando peças de cerâmica instrumental percussiva e de unir uma obra de arte (cerâmica em barro) e um instrumento musical (tambor e vasos bilhas) a uma identidade vinculada aos nossos valores culturais Amazônicos.

Através da bolsa de pesquisa e experimentação em artes - 2008 do Instituto de Artes do Pará - IAP, o projeto esta se concretizando juntamente com os oleiros da "Anísio Artesanatos" de Icoaraci o luthier Ray, e o grupo de carimbó “coBra coral”. Juntos fazendo os experimentos funcionais, estéticos e sonoros e proporcionando a todos um novo conhecimento na área distinta de cada profissional.




Neste sentido, pensou-se em criar uma peça multifuncional (instrumento musical e uma obra de arte) em argila, com características sonoras e visuais relacionando a nossa cultura. Um instrumento com sonoridades e estéticas amazônicas, inserindo o conceito dos elementos ancestrais que esses representam ao contemporâneo como símbolo de identificação de nossa região.






Dossiê Pará Raíz








Fotos: Mariza Miranda

0 comentários: